Cia

Arte

Móvel

Receba nossa newsletter
  • White Facebook Icon
  • White Youtube Icon
  • White Instagram Icon
Produção

Lays Ramires

(19) 99263-7088 / 99955-3099
contato@ciaartemovel.com.br

Menino de Cor

Sinopse

Dois pintores caminham rumo a cotidiana pintura de um quarto. O chamado vem da Rua Arco-Íris, onde vive uma criança conhecida como “Menino de Cor”. O desejo dos pintores era deixar o quarto bem pintado, mas tudo parecia errado. O Menino de cor não estava. Tinta aqui, tinta acolá, e a vontade de pintar. E Numa pincelada de tempo e espera, a Vila Aquarela vai ganhando magia e histórias que fazem refletir. As cores tornam-se personagens nas mãos dos atrapalhados pintores, assim, temas como o preconceito e a diversidade vão tomando forma e dando vida ao quarto totalmente branco.

O espetáculo "Menino de Cor" tem como proposta, discutir junto à criança, questões de interação social, como o preconceito e o bullying. De forma dinâmica e bem humorada, dois pintores são encarregados de trazer a tona reflexões que deverão transpassar o teatro como mero entretenimento e levá-los ao campo do pensar-brincando. O espetáculo brinca com as cores, usando-as ora como metáforas, ora como personagens. As cores bailam por todo o cenário em busca do pensamento de que "cor serve apenas para pintar e nunca para identificar". Num quarto totalmente branco, os pintores, enquanto esperam, contam histórias criadas por eles, como: "A corzinha triste" e "Os amigos diferentes", ambas trazendo temas sobre a aceitação das diferenças. O espaço cenográfico, que se inicia branco, vai se manchando de cor a partir das pinceladas de mensagens que são dadas no decorrer do espetáculo. Quando findado, já vemos o quarto do menino,
totalmente colorido e abrilhantado.

Release

Histórico

Espetáculo que retrata de forma leve e divertida os questionamentos em relação a diversidade. O trabalho foi estreado no SESC Catanduva e atualmente realiza projetos de conscientização em parceria com Secretarias de Educação da Região Metropolitana de Campinas, Tendo realizado turnê por unidades de ensino da região, além de integrar a programação dos SESIs Itapetininga e Americana, SESC Ribeirão Preto e Mostra de Teatro Infantil do Fábrica das Artes. Em 2019 o espetáculo circulará através do PROAC ICMS.

Dramaturgia e direção: Otávio Delaneza

Elenco: Helton Carlos e Lays Ramires

Cenografia e Figurino: Cia Arte-Móvel

Trilha Sonora: Otávio Delaneza

Composição de Luz: Lays Ramires

Pesquisa Temática: Cia Arte-Móvel

Voz do Menino de Cor (gravação): Caio Felipe

Produção: LR Produção Cultural

Produção Executiva: Cooperativa Paulista de Teatro

Ficha

Técnica

Baixe o Projeto