Cia

Arte

Móvel

Receba nossa newsletter
  • White Facebook Icon
  • White Youtube Icon
  • White Instagram Icon
Produção

Lays Ramires

(19) 99263-7088 / 99955-3099
contato@ciaartemovel.com.br

Pinocchio

Sinopse

Um conto que habita a história de todos. Um boneco de madeira. Um homem e uma nova forma de contar. Numa caminhada de volta ao passado, revivendo a sensibilidade de algumas aventuras de Pinocchio, o narrador transforma o espaço, brincando de dar vida, animando marionetes, criando sombras e transparências, ao mesmo tempo em que passeia por diversos personagens e se apropria de variados elementos cênicos, que, juntos, abrem portas para os sonhos e a imaginação.

Pinocchio é uma recriação cênica de um conto clássico narrado por seu protagonista, que reconstrói seu passado esquecido e fragmentado para então transitar por seu presente e olhar para o futuro, partindo de seu antigo olhar cor de madeira. Entre os desafios da montagem, faz-se presente a busca por resgatar a infância esquecida. Através dos elementos que compõem a antiga “casinha italiana”, o narrador se utiliza destes objetos, até então realistas, para transformá-los em personagens ilusórios que habitam a infância abandonada.

Um biombo se transforma em mar aos olhos da plateia, uma simples mesa de madeira torna-se um misterioso cemitério e um velho baú revela-se num fantástico teatro de marionetes. E em meio a tantas reviravoltas ilusionistas, ganham vida distintos personagens: Um fole em coruja, um cachecol em raposa, um jornal em barco e de uma pequena centelha de fogo surge a consciência de Pinocchio.

Neste universo de resgate e magia, elucida-se aos olhos do espectador, um personagem que busca a todo custo trazer a tona sua infância adormecida.

Release

Histórico

Espetáculo patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Americana/SP, viabilizando a contratação do mestre em formas animadas, Rafael Curci para assinar a parte artística do trabalho, além de desenvolver junto ao grupo um processo de estudo desta vertente teatral, que com experiências no Brasil e países como: Brasil, Israel, Coréia, Finlândia, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Venezuela e México, pôde ferramentalizar a companhia nesta linguagem.

Pinocchio rapidamente encantou um grande público, participando de diversos festivais/mostras, como 34°Fetel – Lages/SC, 27° Festivale – São José dos Campos/SP, 8° Festival Nacional de Teatro de Limeira/SP (3° Melhor Espetáculo para crianças, melhores cenografia e iluminação), 1º Festival de Teatro de Bonecos de Paranavaí/PR (Melhor Direção), 2º ENCUT – Taubaté/SP (Ator revelação e indicações à Figurino e Cenografia), XXXVI FESTE –Pindamonhangaba, 6ª Mostra Internacional de Teatro Infantil de Cuiabá, Festival de Teatro para Crianças de Recife/PE e Festival de Teatro Infantil de São João Del Rei/MG, entre outras mostras. O espetáculo integrou ainda a programação de diversos eventos e instituições, como: SESCs Ribeirão Preto, Catanduva, Presidente Prudente e Piracicaba, dos SESIs Rio Claro 2014 e 2015, Piracicaba, Araraquara, Itapetininga e Mogi das Cruzes/SP, além de realizar temporadas, integrar a programação da Mostra Na Lona e as mostras de repertório da Companhia Arte-Móvel e da Cia Rafael Curci de Formas Animadas. Em 2018 o espetáculo foi contemplado pelo Edital de Circulação de Espetáculos do SESI.

Texto: Rafael Curci

Direção: Rafael Curci

Solista: Otávio Delaneza

Trilha Sonora: Ricardo Lupe

Figurino: Cia Arte-Móvel

Cenografia: Cia Arte-Móvel

Iluminação: Lucas Rodrigues

Operação de Luz: Lays Ramires

Operação de Som: Helton Carlos 

Direção de Produção: Lays Ramires

Produção Executiva: Cooperativa Paulista de Teatro

Ficha

Técnica

+ Infos

Duração: 55 minutos

Público: Infantil

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: Livre 

Tema: Reconstrução da infância esquecida

Conteúdo: Espetáculo com manipulação de bonecos, objetos, sombras e transparências.
Tempo de montagem: 5h

Baixe o Projeto