
Pinocchio
A redescoberta de Pinocchio, um conto universal que habita a história de todos. O espetáculo é um convite para uma caminhada poética de volta ao passado.
Não se trata apenas de um boneco de madeira, mas sim da busca humana por identidade e transformação.
A encenação e dramaturgia propostas pelo mestre uruguaio em teatro de animação Rafael Curci, cria um ambiente que estimula o imaginário, convidando o público a experimentar sensações profundas e a exercitar o olhar para o belo e delicado.
Com uma relação singular entre a figura humana e objetos que ganham vida em cena de diversas formas, a obra convida o espectador a reencontrar aquilo que o torna “gente”: o coração.

Pinocchio é uma recriação cênica de um conto clássico narrado por seu protagonista, que reconstrói seu passado esquecido e fragmentado para então transitar por seu presente e olhar para o futuro, partindo de seu antigo olhar cor de madeira. Entre os desafios da montagem, faz-se presente a busca por resgatar a infância esquecida. Através dos elementos que compõem a antiga “casinha italiana”, o narrador se utiliza destes objetos, até então realistas, para transformá-los em personagens ilusórios que habitam a infância abandonada.
Um biombo se transforma em mar aos olhos da plateia, uma simples mesa de madeira torna-se um misterioso cemitério e um velho baú revela-se num fantástico teatro de marionetes. E em meio a tantas reviravoltas ilusionistas, ganham vida distintos personagens: Um fole em coruja, um cachecol em raposa, um jornal em barco e de uma pequena centelha de fogo surge a consciência de Pinocchio.
Neste universo de resgate e magia, elucida-se aos olhos do espectador, um personagem que busca a todo custo trazer a tona sua infância adormecida.
Release
Histórico
Espetáculo patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Americana/SP, viabilizando a contratação do mestre em formas animadas, Rafael Curci para assinar a parte artística do trabalho, além de desenvolver junto ao grupo um processo de estudo desta vertente teatral, que com experiências no Brasil e países como: Brasil, Israel, Coréia, Finlândia, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Venezuela e México, pôde ferramentalizar a companhia nesta linguagem.
Pinocchio rapidamente encantou um grande público, participando de diversos festivais/mostras, como 34°Fetel – Lages/SC, 27° Festivale – São José dos Campos/SP, 8° Festival Nacional de Teatro de Limeira/SP (3° Melhor Espetáculo para crianças, melhores cenografia e iluminação), 1º Festival de Teatro de Bonecos de Paranavaí/PR (Melhor Direção), 2º ENCUT – Taubaté/SP (Ator revelação e indicações à Figurino e Cenografia), XXXVI FESTE –Pindamonhangaba, 6ª Mostra Internacional de Teatro Infantil de Cuiabá, Festival de Teatro para Crianças de Recife/PE e Festival de Teatro Infantil de São João Del Rei/MG, entre outras mostras. O espetáculo integrou ainda a programação de diversos eventos e instituições, como: SESCs Ribeirão Preto, Catanduva, Presidente Prudente e Piracicaba, dos SESIs Rio Claro 2014 e 2015, Piracicaba, Araraquara, Itapetininga e Mogi das Cruzes/SP, além de realizar temporadas, integrar a programação da Mostra Na Lona e as mostras de repertório da Companhia Arte-Móvel e da Cia Rafael Curci de Formas Animadas. Em 2018 o espetáculo foi contemplado pelo Edital de Circulação de Espetáculos do SESI.
Texto: Rafael Curci
Direção: Rafael Curci
Solista: Otávio Delaneza
Trilha Sonora: Ricardo Lupe
Figurino: Cia Arte-Móvel
Cenografia: Cia Arte-Móvel
Iluminação: Lucas Rodrigues
Operação de Luz: Lays Ramires
Operação de Som: Helton Carlos
Direção de Produção: Lays Ramires
Produção Executiva: Cooperativa Paulista de Teatro
Ficha
Técnica
+ Infos
Duração: 55 minutos
Público: Infantil
Gênero: Drama
Classificação Indicativa: Livre
Tema: Reconstrução da infância esquecida
Conteúdo: Espetáculo com manipulação de bonecos, objetos, sombras e transparências.
Tempo de montagem: 5h







