top of page

Lays Ramires - 13 de Agosto


13 de Agosto de 2021


Esse é o dia em que podemos dedicar maior tempo ao processo juntos. Isto é bastante empolgante.


Começamos pela preparação corporal. A prática conduzida pelo nosso diretor é sempre surpreendente, pois por mais que conheçamos seus objetivos, não sabemos quais movimentos e exercícios serão aplicados.


Esse “desconhecer” evita que a auto sabotagem aconteça e permite que apenas experimentemos juntos, cada corpo com sua realidade. Esse estado de descobrir-se em ação é instigante e embora tenhamos liberdade para respirar perante as dificuldades, a busca é sempre não se render. Somos estimulados a compreender as limitações momentâneas do corpo e buscar ultrapassá-las.


Não consigo ser absolutamente fiel aos dias em minhas transcrições. Pois enquanto escrevo hoje, me vem à mente sensações e práticas ocorridas em dias anteriores e que ainda não foram citadas. Ao falar de dificuldades, recordei-me de um elemento muito importante: o equilíbrio. A isso entende- se corpo e mente. Se um destes estiver em desequilíbrio, não haverá o equilíbrio do outro. Eu particularmente noto uma maior dificuldade na compreensão do meu eixo. Isso foi registrado em minha mente ao longo dos anos. E a busca agora é justamente eliminá-la. Meu corpo, assim como todo corpo, tem eixo. Como reconhecê-lo e potencializá-lo é que entra em questão.


Neste dia em específico não trabalhamos exclusivamente eixo, embora muitos exercícios passem por ele. Focamos com bastante intensidade no fortalecimento abdominal, glúteo e membros inferiores.


Todo o preparo reflete muito nas atividades que se seguem. Sinto-me mais ativa e consciente.


A exploração da respiração e implementação da voz tendo como ponto de partida diferentes regiões do corpo, bem como o controle da saída de ar em diferentes posições e movimentos ampliam a consciência do nosso apoio ao realizar as partituras das músicas que pretendemos cantar.


Neste encontro foram transformadas algumas marcações anteriores, além da inserção de novas cenas e a implementação de novos textos. A despeito disso, diversos experimentos ocorreram em busca de dar forma ao que será apresentado.


Toda a movimentação coreográfica que havia sido criada e substituída por uma movimentação mais limpa, foi momentaneamente eliminada e transposta pela representação através de um boneco de manipulação direta, que fará alusão ao personagem central ainda criança.




bottom of page